A cerimônia de assinatura dos contratos para uso de radiofrequências, por empresas vencedoras do 5G, aconteceu nesta terça-feira no Palácio do Planalto.
O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de ministros do governo e do presidente do STJ, ministro Humberto Martins.
Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a implementação da tecnologia 5G deve atingir todo o país até meados do ano que vem.
O ministro explicou a importância da implementação da tecnologia no Brasil, para facilitar a comunicação daqueles que não tem acesso à internet, principalmente, as comunidades indígenas.
Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos – a chamada tecnologia das coisas.
A implementação do 5G deve integrar toda a malha rodoviária do país, com mais de 35 mil km de rodovias ligadas pela tecnologia, como diz o ministro.
Os contratos assinados hoje, valem para a concessão do uso de radiofrequência em diversas faixas, por empresas vencedoras do leilão do 5G.
Ao todo serão dez empresas autorizadas a usarem as frequências.
Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves